Campanha de Segurança contra Golpes Envolvendo o Pix

“Episódio Final – O Pix é novo, mas os golpes são antigos". Acompanhe a nossa live de encerramento da campanha sobre os principais golpes financeiros envolvendo meios de pagamentos eletrônicos. Chegou a hora de tirar as suas dúvidas!

https://www.youtube.com/watch?v=sDX_wMeZ4kg 

178766170_1357524504631148_6847652624882

Dicas de segurança para você continuar aproveitando o Pix com todas as suas vantagens:

• Antes de inserir seus dados, verifique se o site ou a plataforma são mesmo do seu banco;

• Desconfie de ofertas imperdíveis e promessas de grande retorno financeiro. Ao fazer uma compra on-line, pesquise sobre o ofertante em sites especializados;

• Sempre confira os dados do destinatário antes de confirmar um Pix;

• Nunca compartilhe seus dados de usuário e senhas com terceiros, principalmente por telefone ou mensagem;

• Proteja suas informações de acesso: nunca anote senhas em papel, celular ou computador;

• Crie senhas complexas: nunca utilize dados pessoais ou números repetidos ou sequenciais;

• Não clique em links de origem suspeita, como os recebidos por mensagem de texto, e-mail ou pelas redes sociais;

• Na dúvida, entre em contato com o seu banco pelos canais de atendimento oficiais.

E se mesmo seguindo essas dicas você for vítima de um golpe, registre a ocorrência na polícia, entre em contato com o seu banco e acesse o site do BC para mais orientações.

O Pix é novo, mas os golpes são antigos. Cuide da sua segurança. Saiba mais sobre o Pix na nossa página: 

 bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix

178210681_1357523707964561_5947624341447

#essefilmevocêjáviu

#campanhacontragolpes

#evitegolpes

O golpista oferece um empréstimo ou produto mediante pagamento prévio numa rede social, site de anúncios ou plataforma ¬e-commerce e negocia com a vítima, que faz o pagamento por meio do Pix, mas acaba não recebendo o prometido. Fique atento e #evitegolpes!

Ao fazer uma negociação on-line, pesquise sobre o ofertante em sites especializados e desconfie de promessas de grande retorno financeiro. No caso de empréstimo, verifique se a instituição que está oferecendo é autorizada pelo BC. E lembre-se: antes de confirmar um Pix, confira os dados do destinatário.

O Pix é novidade, mas os cuidados que você deve ter para não cair em golpes são os mesmos de sempre. 

Para mais dicas, acesse bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix

178723734_1357523017964630_4006692748717

#essefilmevocêjáviu

#campanhacontragolpes

#evitegolpes

Um contato seu enviou mensagem pedindo dinheiro emprestado e indicando uma conta para fazer um Pix? Fique atento: esse pode ser o velho golpe “mensagem do ‘amigo’”! O golpista finge ser um conhecido para enganar a vítima, que transfere o dinheiro crente que está ajudando um amigo.

Se alguém te pedir ajuda financeira, ligue para a pessoa e verifique se o pedido é verdadeiro: ela pode ter tido o seu perfil no aplicativo de mensagens clonado. E para não ser o seu aplicativo clonado e ser o “amigo” da vez, ative o duplo fator de autenticação nas configurações de privacidade da sua conta.

Por fim, lembre-se sempre de conferir os dados do destinatário antes de confirmar um Pix.

O Pix é novidade, mas os cuidados que você deve ter para não cair em golpes são os mesmos de sempre. Para mais dicas, acesse bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix

179034823_1357521997964732_4057995261929

#essefilmevocêjáviu

#campanhacontragolpes

#evitegolpes

Uma pessoa ligou dizendo que trabalha no seu banco e ofereceu ajuda para cadastrar sua chave Pix ou falou que precisava fazer algum tipo de ativação da conta ou verificação no seu aplicativo? Cuidado com o golpe da central de atendimento falsa!

O golpista finge que é atendente do banco para roubar os seus dados, acessar sua conta e desviar dinheiro. Não permita acesso remoto ao seu dispositivo nem faça procedimentos de segurança durante o contato. Também não passe para outras pessoas seus dados de acesso e senhas. Encerre a chamada imediatamente e entre em contato com seu banco.

O Pix é novidade, mas os cuidados que você deve ter para não cair em golpes são os mesmos de sempre. Saiba mais em bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix

179025461_1357511397965792_8557766748848

#essefilmevocêjáviu

#campanhacontragolpes

#evitegolpes

Golpistas podem criar páginas falsas da internet, mandar mensagens de texto ou usar outros meios para obter seus dados, “invadir” sua conta bancária e utilizar o Pix para desviar recursos. Não caia nessa! Em hipótese alguma compartilhe suas informações de acesso com estranhos.

Antes de fazer login no site do seu banco, verifique se você está na página certa e só depois insira os seus dados. Use sempre os canais oficiais do seu banco, e nunca clique em links suspeitos recebidos por e-mail, mensagem ou pelas redes sociais.

O Pix é novidade, mas os cuidados que você deve ter para não cair em golpes são os mesmos de sempre. Para mais dicas de segurança, acesse a  página:

bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix

#OtimoPraVoce